Lenko considera o trabalho artístico na cerâmica especialmente representativo e refere-se, principalmente as ânforas gregas e romanas, comumente usadas para a representações de figuras mitológicas, cenas da vida cotidiana, eventos históricos ou competições esportivas. Os desenhos nas ânforas não apenas adornavam as peças, mas também contavam histórias e transmitiam significados culturais.
Lenko e Mescla Cerâmica oferecem o produto da conexão entre a tradição e o contemporâneo.
O (design do) Vaso Base da Mescla Cerâmica e o esgrafito interpretado por Lenko, conectam a tradição antiga da cerâmica, com a representatividade simbólica das ânforas gregas, com a arte moderna, assim demonstrando a continuidade e a evolução da arte e da técnica ao longo do tempo.
Esgrafito é uma técnica artística antiga que envolve a criação de desenhos ou padrões ao raspar uma superfície. Na cerâmica, por exemplo, o esgrafito é realizado ao raspar a superfície da argila antes ou após a aplicação do esmalte ou engobe, revelando camadas subjacentes de cor ou textura. Essa técnica permite aos artistas criarem detalhes intricados, padrões decorativos ou até mesmo imagens figurativas, adicionando profundidade estética às peças.
O interesse por técnicas tradicionais como o esgrafito ressurgiu no início do século XX, influenciando artistas modernos como Pablo Picasso em seu trabalho com cerâmica. Picasso, conhecido por sua experimentação e inovação em várias formas de arte, incorporou o esgrafito em muitas de suas peças cerâmicas.